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Martin Scorsese (1942- )

  • Foto do escritor: Cultura Animi
    Cultura Animi
  • 23 de jun.
  • 4 min de leitura

Atualizado: 9 de jul.

Cinema is a matter of what’s in the frame and what’s out.”– Martin Scorsese



Um dos diretores mais estudioso do cinema, sempre pronto para fazer uso da herança dos grandes diretores do passado, Scorsese desenvolveu uma mise en scène dinâmica, com base num trabalho de câmera ágil e ritmos de edição de radicais, em sintonia com o uso de trilhas sonoras de rock, pop e música clássica. Porém, as ideias em seus trabalhos não vão além das fantasias que ele adquiriu ao longo de uma vida vendo e estudando filmes.


Apóstata e de índole revolucionária, Scorsese sente-se mais confortável abordado temas do submundo e personagens marginais. O máximo que seus filmes podem inspirar é o repúdio ao que é feio, mau e falso, pois não há nada elevado em sua obra.


Prolífico, dirigiu quase três dezenas de longas-metragens e diversos documentários, seguem comentários sobre seus trabaljos mais relevantes:


Mean Streets (1973): No bairro Little Italy em New York, um iniciante na máfia (interpretado por Harvey Keitel), que se acredita católico, tenta conciliar seu desejo de poder com seus sentimentos por sua namorada epilética e devoção a um amigo problemático (interpretado por Robert De Niro). Scorsese usa todo o arsenal de bons exemplos cinematográficos de diretores anteriores e retorna ao bairro (Little Italy) onde cresceu para encontra no gênero gangster o filão que melhor exploraria em sua carreira. O filme carrega a sina hollywoodiana dos anos 1970 em buscar narrativas “realistas” e deprimentes.



The Last Waltz (1978): Documentário sobre o grupo de rock canadense The Band e seu último show no Winterland Ballroom de San Francisco em 25 de novembro de 1976 – inclui apresentações de artistas como Bob Dylan, Van Morrison, Eric Clapton, Joni Mitchell and Muddy Waters. As entrevistas apresentam músicos com más recordações, e que mal estão se aguentando – não é um registro de homens serenos, cheios de nostalgia, felizes por estar entre amigos. E a direção de Scorsese é limitada principalmente a close-ups e tomadas das apresentações, ignorando o público. O filme é a despedida de um momento ruim, e um documento revelador do aspecto decadente do rock.


Raging Bull (1980): A vida do boxeador Jake Lamotta (interpretado por Robert De Niro), cuja violência e temperamento o levaram ao topo do ringue enquanto destruía sua vida fora dele. Baseado na autobiografia de Lamotta publicada em 1970.Não é um filme sobre boxe, mas sim um doloroso e desolador retrato de como a insegurança e falta de controle das paixões levam o homem a prejudicar a si mesmo. Ninguém sai deste filme elevado ou inspirado, mas desejando nunca cair nos mesmos erros do protagonista – e isto é positivo. A narrativa é desestruturada e incompleta, pois parece que Scorsese estava mais preocupado em dar vitrine às virtudes cênicas de Robert De Niro, seu sócio no projeto do filme. A citação de On the Waterfront (1954) ao final soa deslocada: a personagem de Brando no filme de Elia Kazan foi traída pela máfia e seu irmão, e nunca alcançou sucesso, ao passo que Lamotta traiu a si mesmo.


After Hours (1985): Um especialista em processamento de textos experimenta a pior noite de sua vida depois de concordar em visitar a mulher que conheceu na mesma noite em uma cafeteria. Humor negro que satiriza o one-night stand e a futilidade dos yuppies dos anos 80. Um pesadelo onde o espectador é atraído a se colocar no lugar da personagem central e rir de ansiedade.


Goodfellas (1990): A história de Henry Hill (interpretado por Ray Liotta) e sua vida na máfia, cobrindo seu relacionamento com sua esposa Karen e seus parceiros da máfia Jimmy Conway (interpretado por Robert De Niro) e Tommy DeVito (interpretado por Joe Pesci). Baseado no livro não-ficcional Wiseguy: Life in a Mafia Family (1985) de Nicholas Pileggi. Scorsese em seu habitat preferido: o ambiente criminal do Brooklyn e sua mistura de distorções, hipérboles e exuberância. Um esforço de documentário e sociologia embalado em drama. Goodfellas revitalizou o gênero filmes de gangsters. Ainda que glorificando o banditismo, os mafiosos de Goodfella diferem da visão familiar e arromançada de The Godfather (1975) de Coppola: horrível, mas ainda cativante.


Casino (1995): Em Las Vegas, dois amigos, um executivo de cassino (interpretado por Robert De Niro) e um executor da máfia (interpretado por Joe Pesci), competem pelo império de jogos de azar e uma prostituta (Sharon Stone em seu melhor papel). Outra adaptação de um livro de não-ficção escrito por Nicholas Pileggi (Casino: Love and Honor in Las Vegas), desta vez abordado a relação de Lefty Rosenthal e Tony Spilotro nos casinos controlados pela máfia nos anos 1970. Elaborado trabalho de câmera e edição em vibrante reconstituição daqueles anos. Tudo é excessivo, das obscenidades a violência, perpetradas por personagens opacas que se alongam por desnecessárias três horas. Uma lição sobre o pecado, dizendo como, quando, onde e porque cometê-lo – um filme sem consciência nem coração. Las Vegas é uma cidade deprimente e o filme corrobora este fato: a cidade remete a imagem do pandemônio de Paraíso Perdido de Milton.


The Aviator (2004): Cinebiografia que descreve os primeiros anos do lendário diretor e aviador Howard Hughes (interpretado por Leonardo DiCaprio) do início da carreira no final da década de 1920 até meados da década de 1940. Baseado no livro Howard Hughes: The Secret Life (1993) escrito pelo nada confiável biógrafo Charles Higham. Howard Hughes levou uma vida interessante e multifacetada, por isso provavelmente seria difícil fazer um filme tedioso sobre ele. O filme prende a atenção apesar de carecer de uma melhor estrutura. Mas não dá para tirar daqui uma imagem de Howard Hughes em função da fonte precária e da preferência do diretor pelos instintos mais baixos do ser humano.


The Departed (2006): Um policial disfarçado (interpretado por Leonardo DiCaprio) e um mafioso infiltrado na polícia (interpretado por Matt Damon) tentam se identificar enquanto a polícia busca desbaratar uma gangue irlandesa no sul de Boston. Remake do filme honconguês Infernal Affairs (2002). Um enérgico embate de gato e rato que resvala nos temas de identidade e lealdade. Scorsese leva seus gangsters para Boston em filme envolvente não obstante o final apocalíptico e o overacting de Jack Nicholson.

©2019 by Cultura Animi

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