A Mão e a Luva de Machado de Assis



Personagens Principais Guiomar – moça humilde adotada pela madrinha aristocrata Luís Alves – pretendente de Guiomar, ambicioso e autoconfiante Estevão – pretendente de Guiomar, romântico e impetuoso Jorge – pretendente de Guiomar, aristocrata, sobrinho da baronesa Personagens Secundárias Mrs. Oswald – preceptora inglesa de Guiomar Baronesa – madrinha de Guiomar


Interpretação Verdadeiro conto de fadas ambientado no Rio de Janeiro de meados do século XIX. Tal qual Bela Adormecida, Guiomar vai exercer sua prerrogativa feminina universal de escolher o par ideal, provocando a saudável e construtiva disputa entre os homens. Para isso ela fará uso dos dotes femininos mais atraentes: a modéstia, o pudor, a inteligência, e a capacidade de aproximar o homem de Deus.


A tradição literária é oferecer uma explicação sobre a vida, sobre a condição humana ou a estrutura da realidade. Os contos de fadas, e Machado de Assis nesta novela, nos ensinam que a mulher não deve casar com o primeiro velhaco que lhe aparece. Ao contrário, deve exercer seu direito especial de escolha, pacientemente elegendo entre os pretendentes aquele que será seu companheiro para o resto da vida.


Porém há muito tempo esta função da literatura vem se deteriorando, reduzindo-se aos aspectos formais da obra ou esvaziando-se em abordagens com filtros ideológicos como o da luta classes, das questões de “gênero” ou do conflito de gerações.



Notas

  • Joaquim Maria Machado de Assis (1839-1908) é o maior escritor brasileiro e um dos maiores da língua portuguesa junto com Camões, Eça de Queiroz, Fernando Pessoa e Padre Antônio Vieira.

  • Extremamente culto, é autor de finíssima ironia e sarcasmo.

  • Filho de pai mulato pintor de parede e mãe portuguesa lavadeira. A família era agregada a uma família de posses. Seus escritos nunca fazem menção a sua condição social. Ao contrário, aborda assuntos universais e imortalizou-se.

  • A obra de Machado de Assis nos dá pistas para entender ontologicamente o brasileiro. Este estudo ainda está por ser feito.

  • Seus principais romances, já produtos da sua maturidade são: Memórias Póstumas de Brás Cubas (1880), Quincas Borba(1891), Dom Casmurro (1899) e Memorial de Aires (1908).

  • Apesar de extraordinário romancista, foi ainda melhor contista. Entre estes se destacam O Alienista, Teoria do Medalhão e A Missa do Galo.

  • A narrativa de A Mão e a Luva de desenvolve no Rio de Janeiro dos anos 50 do século XIX.

©2019 by Cultura Animi