O Apanhador em Campo de Centeio de J. D. Salinger



Personagens Principais Holden Caufield – 16 anos, estudante Mr. Antolini – ex-professor de inglês de Holden

Personagens Secundárias Ackley e Stradlater – estudantes na escola de Holden D. B. Allie e Phoebe Caulfield – irmãos de Holden Jane Gallagher – amiga de Holden, apenas mencionada Carl Luce – orientador de Holden, três anos mais velho Sunny - prostituta

Interpretação A novela de Salinger é famosa por motivos menores. Ora ressalta-se a linguagem que refletiria perfeitamente o adolescente da época, incluindo obscenidades, ora admira-se a abordagem do sexo e implicâncias com a religião, e, enfim, uma abordagem da adolescência nada convencional no início da década de 50.


Esta pequenez leva o herói Holden Caufield a servir de falso modelo positivo aos jovens, ou seja, um inconformado diante das falhas e injustiças do mundo. Um jovem que, assim como gostaria de ser o apanhador no campo de centeio que evita que as crianças despenquem do penhasco, reluta em passar para a vida adulta e, consequentemente, perder a inocência (queda no penhasco).


Holden é um jovem privilegiado que quer salvar as crianças da contaminação do mundo adulto, pois tem medo de crescer, da responsabilidade, dos desapontamentos inerentes a vida. Daí seu apego à infância (referência ao Museu) e a irmã (10 anos de idade).


Longe de ser um modelo positivo, Holden é um adolescente inteligente e sensível, abalado por eventos traumáticos (morte do irmão, morte do colega e ida do irmão maior para Hollywood). Ele apresenta todos os problemas típicos gerados pela imaturidade do jovem, pela predominância da alma sensitiva conforme a descrição aristotélica, típica desta idade. Holden está em conflito com o seu meio, mas não tem ideia do que colocar no lugar deste. Busca uma justiça perfeita que não é possível na natureza humana. Ele é presa fácil das destrutivas ideologias revolucionárias.


Os adolescentes deveriam ler O Apanhador no Campo de Centeio para enfrentarem melhor a complicada passagem para a vida adulta, evitando, na medida do possível, os erros de Holden.



Notas

  • Jerome D. Salinger (1919-2010) nasceu em New York, EUA.

  • De hábitos reclusos, muito se especula mas pouco se sabe da vida do autor.

  • O Apanhador no Campo de Centeio foi publicado em 1951.

  • Outras obras relevantes incluem a coleção de contos Nove Estórias (1953) e a novela Franny e Zooey (1961).

  • Ajudou no início da revolução contra cultural – voz de desprezo pela respeitabilidade.

  • Parágrafo inicial: “If you really want to hear about it, the first thing you´ll probably want to know is where I was born, and what my lousy childhood was like, and how my parents were occupied and all before they had me, and all that David Copperfield kind of crap, but I don´t feel like going to it, if you want to know the truth.”