top of page

Muito Barulho por Nada de William Shakespeare


Personagens Principais Leonato – governador de Messina Cláudio – jovem fidalgo de Florença Benedito – jovem fidalgo de Pádua Hero – filha de Leonato, envolvida com Cláudio Beatriz – sobrinha de Leonato, envolvida com Benedito

Personagens Secundárias Dom Pedro – irmão bastardo de Leonato, fomenta a intriga Frei Francisco – falante e bem intencionado Dogberry – condestável, estupidez imponente Borracho e Conrado – seguidores de Dom João Antônio – irmão de Leonato

Interpretação For which of my bad parts didst thou first fall in love with me? – Benedito para Beatriz


Muito Barulho por Nada é uma das mais divertidas comédias de Shakespeare apesar da calúnia levar a peça aos lides da tragédia irremediável. E consta entre seus maiores sucesso em sua época. De fato, a concórdia na discórdia entre Benedito e Beatriz provoca divertidos diálogos cheios de espírito e sarcasmo, e a estupidez de Dogberry é impagável.


Como no caso de Biron e Rosalina (Trabalho de Amor Perdidos) e Catarina e Petrucchio (A Megera Domada) a disputa entres os sexos termina com a submissão de uma das partes que gostosamente aceita a derrota de seus princípios para maior felicidade do casal.


A relação do casal – Benedito e Beatriz – faz pensar em como seu amor e ódio são separados por uma tênue barreira. O amor pode transformar-se em ódio quando o amador se sente ignorado ou desprezado em seu sentimento. E o ódio pode elevar-se em amor quando impressões de sentimento contrário emanam da pessoa odiada.


Então seria, neste caso, o sentimento de amor confundido com amor-próprio? Que ferido com a indiferença do ser amado transfaz-se em ódio?


Um amor real não deveria sofre tal distorção, que seria mais própria das paixões e da concupiscência.


 

Notas

  • William Shakespeare (1564-1616) em Stratford-upon-Avon, Inglaterra. Era católico num mundo protestante.

  • Shakespeare escrevia, dirigia, produzia e atuava em suas peças. Deixou-nos a maior obra teatral do mundo moderno.

  • Apesar de serem denominadas como Tragédias, as peças de Shakespeare são Dramas. Pois o que caracteriza a tragédia é a inexistência da malicia humana.

  • Bons livros para entender Shakespeare: Sobre Shakespeare de Northrop Frye e A Arte Sagrada de Shakespeare de Martin Lings.

  • A data mais provável para a composição de Muito Barulho por Nada é 1598.

  • Orlando Furioso de Ariosto seria uma das fontes para o enredo do casal Cláudio e Hero.

bottom of page