top of page

Lord Jim de Joseph Conrad


A man that is born falls into a dream like a man who falls into the sea. If he tries to climb out into the air as inexperienced people endeavor to do, he drowns… to the destructive element submit yourself, and with the exertions of your hands and feet in the water make the deep, deep sea keep you up. – Joseph Conrad diz que é preciso experiência de vida para navegar no devir

Personagens Principais Jim – jovem inglês, ex-marinha mercante, vendedor marítimo Charles Marlow – capitão da marinha mercante, narrador Stein – comerciante, amigo de Marlow, ajuda Jim Jóia – jovem mestiça malaia, amancebada com Jim


Personagens Secundárias Montague Brierly – renomado e presumido capitão, comete suicídio Gustav – desonrado capitão do Patna Cornélio – ex-agente comercial de Stein, padastro de Jóia Doramin – líder do povo Bugi em Patusan, amigo de Stein Dain Waris – filho de Doramin, amigo de Jim Xerife Ali – malfeitor de Patusan Rajá Tunku Allang – líder malaio de Patsuan, corrupto Tamb’Itam – malaio, serviçal e guarda-costas de Jim Brown – pirata, ataca a vila de Jim em Patsuan


Interpretação Jim tem aquela alma de sonhador que envolve os jovens desde o berço, e que, sem o devido amadurecimento, os acompanha até o túmulo. No anseio de afirmar-se na sociedade em linha com seus desvaneio de grandeza heroica Jim não apreende a realidade, e falha diante das oportunidade reais de atos heroicos quando estas se apresentam.


Quando ainda oficial da marinha mercante abandona covardemente o navio sinistrado e seus passageiros, passando depois a vida no ostracismo, esperando a oportunidade para restabelecer sua honra com um ato de sacrifício. Jim se afastará da sociedade na busca de encontrar-se, de amadurecer e enfrentar a vida como ela é.


Somente na extrema insegurança, em face do elemento irracional, chega o homem a revelar a sua altura ou a sua fraqueza – e o mar, nas histórias se Conrad, emerge diante do homem tanto para justificar a derrota como exaltar a vitória. O mar como o “destructive element”, a provação que permite compreender o sacrifício que pode ser exigido em fazer o que deve ser feito. Em outras palavras, é preciso experimentar a vida para ser capaz de responder adequadamente as vicissitudes que ela apresenta.


O romance também aborda a dúvida moral, indicando que é apenas diante do infortúnio que entendemos a dificuldade de fazer o que é o certo. E que não somos responsáveis por nosso destino, pois incontáveis variáveis que nos afetam não são objeto de nosso controle. Mas indubitavelmente somos os responsáveis por nossos atos – é melhor morrer bem do que viver mal.


 


Notas

  • Joseph Conrad (1857-1924) nasceu em Berdyczów, Ucrânia. Apesar da descendência polonesa escreveu em inglês.

  • Em sua obra destacam-se também os romances Nostromo: A Tale of the Seabord (1904), The Secret Agent (1907), e Victory: An Island Tale (1915), e as novelas O Coração das Trevas (1902) e The Duel (1908).

  • Lord Jim foi publicado em 1900.

  • A ficcional Patsuan seria localizada numa ilha malaia.

  • A personagem Charles Marlow reaparecerá como narrador em O Coração das Trevas (1902), e Chance (1913). Sua primeira aparição deu-se no conto Youth (1898).

Comments


bottom of page