top of page

Judgment at Nuremberg (1961)


Ernst Janning (condenado): Judge Haywood... the reason I asked you to come: Those people, those millions of people... I never knew it would come to that. You must believe it, You must believe it!

Dan Haywood (juiz): Herr Janning, it "came to that" the first time you sentenced a man to death you knew to be innocent.



Dirigido por Stanley Kramer, com elenco estelar. Todos que se preocupam com a atual curso da civilização deveriam assistir este filme. É uma aula de como a indulgência com o malévolo, não importa o quão insignificante ele possa parecer a princípio, inevitavelmente leva ao desastre.


Também é um brilhante exemplo da superioridade do ius, do que é justo e correto, independentemente do que um bilhão de pessoas possam dizer, mesmo que tenham todo o poder político do seu lado, à lex, isto é, à lei escrita, a lei nos livros. Isto porque os juízes decidiram não permitir que os líderes nazis apelassem meramente para o que tinha sido a presente lei alemã para justificar as suas ações. Pode-se dizer que a própria lei estava em julgamento, e que desta vez Antígona venceu.



Filme Nota 5 (escala de 1 a 5)

コメント


bottom of page