top of page

Ford v Ferrari (2019) & Le Mans (1971)



O fascínio que as máquinas produzem sobre homem (sexo masculino) só pode ser explicado por algo que Deus soprou na nossa natureza, dando-nos a capacidade de cria-las e o magnetismo que elas exercem sobre nós.


Deixando de lado o besteirol sobre a “malvada corporação”, Ford v Ferrari é um deleite sobre carros, corridas e o prazer de fazer algo da melhor forma possível. O filme pode ficar ainda mais interessante se tiver antes assistido o recente documentário Ferrari: Race for Immortality (2017) sobre Enzo Ferrari e sua pressão sobre seus pilotos (“vença ou morra... você será imortal”... treze pilotos da Ferrari morreram na década anterior àquela corrida de 1966 em Le Mans).


Mas na categoria de carros de corrida é difícil bater Le Mans (1971), dirigido por John Surges, onde até a narrativa de fundo versa sobre automobilismo e masculinidade. E, como no caso de Ford v Ferrari, vale a pena antes assistir o documentário The Man & Le Mans (2015) sobre os esforços de Steve McQueen em empreender Le Mans.


Ford v Ferrari: Filme Nota 4 (escala de 1 a 5)


Le Mans: Filme Nota 5 (escala de 1 a 5)

bottom of page