top of page

Bem Está o que Bem Acaba de William Shakespeare

Quando a virtude more em lugar humilde, vê-se a miúde deixar ela o lugar enobrecido. [...] Somente o bem é em si de alta valia. – Rei da França (Ato II – Cena III)



Personagens Principais Helena – jovem nobre, protegida da condessa Bertram – Conde de Rossilhão Parolles – companheiro de Bertram


Personagens Secundárias Rei da França Duque de Florença Condessa de Rossilhão – mãe de Bertram Lavache – bobo da corte da condessa Lafeu – um velho nobre Diana – filha de uma velha viúva de Florença Violeta e Mariana – vizinhas da viúva e suas amigas



Interpretação Os principais temas abordados são o triunfo do amor e o amadurecimento de um jovem. Helena aplica sua engenhosidade para cumprir as estipulações de Bertram, mas não se contenta em apenas conquistar o marido, ela também deseja ganhar seu amor. Para tanto utiliza o falso relato da sua morte para levar Bertram à compreensão da virtude e do valor da senhora que ele pensa ter perdido; e contou com o contraste de seu comportamento virtuoso, suave e gentil com o comportamento atrevido de Diana em suas acusações a Bertem diante do rei.


O outro tema refere-se ao despertar do senso moral de Bertram, bem como de seu amor por Helena. Sua amizade com o mal-intencionado Parolles indica que Bertram é um jovem imaturo que não consegue distinguir facilmente entre virtude e vício. Por esta razão ele se opõe veementemente ao seu casamento forçado com a virtuosa Helena, porque ela não é de origem nobre. Ele quer ser livre para seguir seus desejos, o que tenta fazer quando vai para as guerras na Toscana. O desmascaramento de Parolles é, em muitos aspectos, um ponto de viragem no desenvolvimento de Bertram, pois ele de dá conta do quão prejudicial era aquela amizade. A chegada de Diana ao tribunal e a revelação de sua desonestidade o humilha, forçando-o a rever sua soberba. Quando Helena reaparece ele fica feliz em render-se a senhora honesta que ele uma vez desprezou, mas que o amou firmemente. Ele agora é capaz de ver que sua outrora desprezada esposa é superior a ele naquela virtude que constitui a mais verdadeira nobreza.


O debate sobre a definição de nobreza era muito comum no Renascimento. A discussão centrou-se em saber se a nobreza residia no nascimento, na riqueza ou na virtude. Bertram afirmou que Helena não tinha nobreza de nascimento, mas o rei define a nobreza em termos diferentes. Ele afirma que Helena possui os dons da virtude natural que, na verdade, a tornam nobre no sentido moral. Quanto às adições de riqueza e título, o Rei diz que estes podem ser mais facilmente alcançados do que a virtude.


Por outro lado, Bertram possui nobreza de nascimento e riqueza, mas ele ainda não possui a verdadeira nobreza da virtude. Mesmo que um jovem descenda de uma longa linhagem de nobres ancestrais, ele não seria considerado verdadeiramente nobre até que tivesse confirmado sua condição por meio de ações virtuosas. Ao final da peça Bertram percebe seu erro e entende que Helena é uma senhora digna dele e de fato superior a ele. Sua nobreza é confirmada por seu amor e crença virtuosa em seu marido errante.


 

As personagens têm significado abstrato e simbólico. Parolles é vicioso e corruptor, enquanto Bertram simboliza o homem tentando lutar para alcançar a salvação. Helena, nesta leitura, seria um anjo curador e virtuoso. Aqui o seu nome pode ter algum significado, porque foi Helena, a mãe do imperador Constantino, quem teria encontrado a verdadeira cruz de Cristo. Somente quando Bertram abraça Helena é que ele se reforma totalmente e, em sua recém conquistada humildade, passa a aceitar Helena para si. Ele aprendeu a desprezar a riqueza do mundo e, em vez disso, está abraçando a virtude. Os anjos bons e maus guerrearam pela alma de Bertram, e agora o jovem escolheu o casamento como o caminho para a virtude, que é aqui tanto um símbolo de unidade humana como de salvação moral.



 


Notas


  • William Shakespeare (1564-1616) em Stratford-upon-Avon, Inglaterra. Era católico num mundo protestante.

  • Shakespeare escrevia, dirigia, produzia e atuava em suas peças. Deixou-nos a maior obra teatral do mundo moderno.

  • Apesar de serem denominadas como Tragédias, as peças de Shakespeare são Dramas. Pois o que caracteriza a tragédia é a inexistência da malícia humana.

  • Bons livros para entender Shakespeare: Sobre Shakespeare de Northrop Frye e A Arte Sagrada de Shakespeare de Martin Lings.

  • Bem Está o que Bem Acaba, datada de 1602, é inspirada na novela nona do terceiro dia do Decameron de Boccaccio.

  • A peça marca uma época da imaginação criadora de Shakespeare, em evolução para a tragédia.

  • O poeta e filósofo Samuel Taylor Coleridge (1772–1834) considerava a personagem Helena “a mais amorável criação de Shakespeare”.

  • A função de Lavache, o bobo, na peça é a de parodista e como tal sublinhar situações e atitudes da trama principal.

©2019 by Cultura Animi

    bottom of page