top of page

The Birth of a Nation (1915)

A família Stoneman vê sua amizade com os Cameron afetada pela Guerra Civil, ambos lutando em exércitos opostos – vemos o desenvolvimento da guerra impactando em suas vidas, pontuado por eventos históricos como o assassinato de Lincoln e o nascimento da Ku Klux Klan. O filme foi baseado na peça The Clansman (1905) de Thomas Dixon Jr. escrita depois que o autor assistiu a uma apresentação de Uncle Tom’s Cabin (1852) e enfureceu-se com o que considerou distorções, deturpações e falsidades sobre o Sul antes da Guerra Civil (1861-1865).


É com The Birth of a Nation que o cinema começou como arte e com negócio. Griffith introduzia aqui inúmeras inovações como panoramic long shots, iris effects, still shots, fotografia noturna, panning shots, coloração dos frames para efeito dramático, trilha musical original, variação de ângulos de tomada, cross cutting, e muitas outras novas técnicas – o cinema ganhava seu primeiro tratado de gramática.


Sucesso de bilheteria, seu recorde de arrecadação só seria batido por Gone with the Wind (1939) – The Birth of a Nation, com suas três horas de duração, impulsionou a sala de cinema em detrimento dos nikelodeon arcades. Também é uma rara oportunidade de ver a Guerra Civil e a Reconstrução (1865-1877) de forma ficcional pelos olhos da facção vencida.


O filme apresenta como alguns políticos e empresários usaram a massa de negros libertos para angariar poder e dinheiro (qualquer semelhança com o presente não é mera coincidência), e como os sulistas formando a Ku Klux Kan no período de 1865-1872 para defender seus interesses. Ao final o filme fala do equilíbrio da Liberdade com a União (Nação), porém a Liberdade sempre sofre quando há concentração de poder e afastamento do povo do centro de decisão política.


(O real ponto de discórdia que provocou a Guerra Civil Americana era a liberdade dos estados federativos legislarem independentemente, como, por exemplo, na permissão ou não da escravatura – o ideal teria sido o fim do horror escravagista sem ceder espaço na independência legislativa dos entes federativos)


Filme Nota 5 (escala de 1 a 5)

Comments


bottom of page