top of page

Os Sofrimentos do Jovem Werther de J. W. Goethe


As long as there is life, there is hope.” – Winston Churchill (1874-1965)


Personagens Principais Werther – jovem diletante e romântico Charlotte (Lotte) – amada de Werther, noiva de Albert Albert – noivo de Charlotte, normalmente contrário Personagens Secundárias Editor – correspondente de Werther Conde C – aristocrata que emprega os serviços de Werther Adelin – trabalha com Werther para o Conde C


Interpretação Inspirado num amor não correspondido Os Sofrimentos do Jovem Werther é a obra de maior sucesso comercial de Goethe. Este pequeno romance epistolar gerou um tumulto sociocultural na Europa, principalmente na Alemanha, todos queriam se vestir como Werther, ser como ele. Napoleão teria lido o romance cinco vezes e encontrou Goethe dizendo-lhe que ali "estava um homem", para depois discutir o porquê do suicídio de Werther no final.


Werther passa por diferentes situações até chegar a Lotte: o vale, a cidade, as crianças camponesas e o jovem camponês apaixonado pela viúva. Depois segue o caminho inverso encontrando apenas destruição: o camponês despedido e assassino, as crianças mortas, o corpo assassinado na cidade e a tempestade inundando o vale. Uma espiral de devastação que termina no suicídio da personagem.


Como Werther chegou a este ponto? Como o homem desceu tão baixo a ponto de entregar tudo às paixões? Com a perda da transcendência o homem olha apenas para dentro de si, dando-se um valor incompatível com sua natureza. Uma sobrevalorização que enfraquece a razão e a temperança. O homem comporta-se como um adolescente, exacerbando seus sentimentos e, como isso, trazendo destruição ao seu redor. Tal romantismo é o fermento do utopismo e messianismo que tanta desgraça traria ao mundo na sequencia daqueles anos.


Goethe nos está ensinando sobre o poder e a irracionalidade do amor romântico, e as decisões trágicas que um jovem pode tomar (alma emotiva aristotélica). O amor pode ser fonte de grandes alegrias, mas também pode ser destrutivo, especialmente na juventude.

Werner não aprendeu o que todos nós devemos saber: precisamos deixar para trás nossas perdas e seguir com nossas vidas.


 

Notas

  • Johann Wolfgang von Goethe (1749-1832) nasceu em Frankfurt-am-Main (então uma cidade-estado de aspecto medieval – hoje Alemanha). O maior literato alemão, especialmente em função de sua poesia (que se perde na tradução). Outros creditam a Friedrich Schiller o título de maior poeta da língua alemã (autor da peça Guilherme Tell de 1804).

  • Os Sofrimentos do Jovem Werther foi publicado em 1774.

bottom of page