top of page

Jesus Revolution (2023)


Chuck Smith: So many voices, it's hard to hear the truth.

Kay: The truth is always quiet. It's the lies that are loud.

Chuck Smith: It's complicated.

Kay: The truth is simple.


Baseados em eventos reais relacionados com o despertar espiritual nos EUA ao final dos anos 1960 e início dos anos 1970 conhecido como Jesus movement (termo Jesus Revolution, referindo-se ao movimento, é da capa da revista Time de 21/06/1971).


A narrativa concentra-se em um dos pontos de origem do movimento, a Calvary Chapel, em Costa Mesa no sul da Califórnia, incluindo a improvável amizade do pastor conservador Chuck Smith com evangelista hippie Lonnie Frisbee, e o relacionamento entre Greg Laurie (futuro evangelista) e sua futura esposa – os três ajudaram a catapultar o movimento dentro e fora do país.


O Jesus movement nasce geminado com o movimento hippie , servindo de tábua de salvação para muitos jovens destruídos pela contracultura. Foi um período de grande agitação sociopolítica no país, com os assassinatos de Robert Kennedy, JFK e Martin Luther King Jr., a renúncia de Nixon por causa do escândalo Watergate, a escalada da Guerra do Vietnã, tumultos nas ruas,conflitos raciais, e a epidemia de drogas explodindo.


O enredo de Jesus Revolution concentra-se apenas nos aspectos positivos do movimento, não abordando os equívocos e abusos que dele também germinaram – tornando o filme cativante, com muitas cenas inspiradoras apresentando o Evangelho de Jesus Cristo.


Toda civilização nasce do sentido de transcendência e ordenamento espiritual, quando este começa a se esgarçar prospera o caos e entra-se em decadência. Esta queda não é vertical, apresentando altos e baixos, onde cada ponto alto alcançado é inferior ao anterior, e cada ponto baixo atingido mais abissal que o antecedente. Talvez o Jesus movement tenha ajudado a reverter a descendente civilizacional naqueles anos de crise aguda. Será que ainda teremos mais um revival espiritual para adiar o nosso inexorável colapso civilizacional? É provável que não, mas a derrocada social não impede que cada um busque a salvação de sua alma – esta é a obrigação de cada um de nós.



Filme Nota 5 (escala de 1 a 5)

bottom of page