Complô Contra a Igreja de Maurice Pinay

“Planeiam iniciar uma sondagem prévia e começar pelas reformas que menos resistência provoquem nos defensores da Santa Igreja, para ir conseguindo, pouco a pouco, a transformação desta, até onde a resistência daqueles permita.” – Maurice Pinay, antecipando a aplicação da tática da Janela de Overton na Igreja
A história da Igreja Católica é marcada por uma luta permanente entre a verdade revelada por Cristo e as forças que procuram destruir a civilização cristã. Desde os primeiros séculos, essa oposição não se manifesta apenas por perseguições abertas, mas também pela introdução de doutrinas contrárias à fé, pela corrupção dos costumes, pela subversão da autoridade espiritual e pela tentativa de transformar a Igreja a partir de seu próprio interior. As grandes crises religiosas, políticas e culturais do Ocidente integram, assim, um processo histórico de longa duração, cuja expressão contemporânea é a ofensiva contra a integridade doutrinária e institucional do catolicismo.
O cristianismo constitui um obstáculo fundamental aos projetos de reorganização revolucionária da sociedade, porque afirma a existência de uma ordem sobrenatural, de uma verdade imutável e de uma autoridade moral superior ao poder político. Para vencer essa resistência, os adversários da Igreja procuram enfraquecer suas instituições, desacreditar seus ensinamentos e substituir a concepção cristã da vida por uma ordem exclusivamente terrena. A destruição da religião não exige necessariamente o desaparecimento de suas estruturas exteriores: pode realizar-se pela conservação das aparências religiosas acompanhada da alteração progressiva de seu conteúdo.
O comunismo representa uma das manifestações mais poderosas dessa ofensiva. Sua concepção materialista da história, sua negação da transcendência e sua pretensão de subordinar integralmente a vida humana à organização política tornam-no incompatível com os fundamentos da doutrina católica. A revolução comunista não se limita à transformação das relações econômicas, pois pretende modificar a própria natureza da sociedade, abolindo as instituições tradicionais e submetendo a consciência individual a uma autoridade ideológica. A família, a propriedade, a educação e a religião tornam-se, por isso, objetos de uma ação revolucionária sistemática.
A expansão comunista não pode ser compreendida apenas como resultado de conflitos econômicos ou sociais. Sua organização internacional, sua disciplina interna e sua capacidade de penetrar nas instituições pressupõem a atuação de forças dirigentes que ultrapassam os partidos e os governos visíveis. A propaganda, a mobilização das massas, o controle da informação e a formação de alianças políticas são instrumentos de uma estratégia destinada a enfraquecer gradualmente as sociedades cristãs. O combate direto à religião alterna-se com iniciativas de aproximação e colaboração, sempre que estas possam favorecer os objetivos revolucionários.
A maçonaria desempenha papel igualmente decisivo nesse processo. Por meio de suas organizações, de suas redes de influência e de sua atuação na política e na cultura, promove a secularização da sociedade e o afastamento das instituições públicas dos princípios cristãos. O liberalismo religioso, o indiferentismo doutrinário e a afirmação de uma fraternidade humana desligada da verdade revelada contribuem para relativizar a autoridade da Igreja. A separação progressiva entre a ordem temporal e a ordem espiritual prepara o terreno para formas mais radicais de descristianização.
As revoluções modernas, as campanhas anticlericais e a difusão de filosofias contrárias ao cristianismo apresentam vínculos com essa atuação. A substituição da autoridade tradicional pela soberania absoluta da vontade humana, a transformação da liberdade em independência diante da lei divina e a redução da religião a uma questão privada constituem etapas de um mesmo processo de dissolução da civilização cristã. A maçonaria e o comunismo, embora empreguem linguagens e métodos diferentes, convergem no enfraquecimento da ordem católica.
A direção mais profunda desse movimento é atribuída a uma ação conspiratória judaica, apresentada como capaz de utilizar organizações políticas, financeiras, revolucionárias e maçônicas para combater o cristianismo. A persistência histórica do conflito entre judaísmo e cristianismo é interpretada como fundamento religioso dessa oposição. A influência de determinadas organizações judaicas sobre a política internacional, a imprensa, a economia e os movimentos revolucionários é considerada elemento central para compreender a coordenação das ofensivas contra a Igreja.
A estratégia anticristã não se restringe, portanto, à perseguição exterior. Sua modalidade mais perigosa consiste na infiltração das próprias instituições eclesiásticas, mediante a promoção de ideias, comportamentos e pessoas capazes de alterar progressivamente a orientação da Igreja. O enfraquecimento da disciplina, a confusão doutrinária, a tolerância diante do erro e a disposição de conciliar princípios incompatíveis com a fé favorecem essa transformação. A autoridade eclesiástica pode, desse modo, ser utilizada para legitimar mudanças contrárias à finalidade sobrenatural da instituição que deveria proteger.
A história das heresias demonstra a recorrência desse método de ataque interior. As dissensões doutrinárias, os movimentos que contestaram a autoridade pontifícia e as rupturas da unidade cristã não constituem episódios isolados, mas integram a longa luta pela desagregação da cristandade. A Reforma Protestante representou um golpe particularmente profundo contra a unidade religiosa europeia, ao enfraquecer a autoridade da Igreja e favorecer o desenvolvimento de concepções individualistas da religião. As transformações políticas e intelectuais posteriores ampliaram as consequências dessa ruptura, abrindo caminho para o racionalismo, o liberalismo e as ideologias revolucionárias.
A conservação da unidade católica depende da fidelidade ao depósito da fé, à tradição apostólica, à autoridade pontifícia e ao magistério da Igreja. Nenhuma adaptação às circunstâncias históricas pode justificar a alteração de verdades reveladas ou a aceitação de doutrinas anteriormente condenadas. A distinção entre o desenvolvimento legítimo da doutrina e sua adulteração é essencial: o primeiro aprofunda a compreensão da verdade imutável; a segunda substitui essa verdade por concepções incompatíveis com ela.
A infiltração no clero constitui a etapa mais grave da ofensiva anticristã. A presença de indivíduos que professam exteriormente a fé católica, mas trabalham secretamente contra seus fundamentos, permite que a subversão alcance seminários, congregações religiosas, instituições educacionais e órgãos de governo eclesiástico. A ascensão desses agentes às dignidades superiores amplia sua capacidade de influenciar decisões, nomeações e orientações pastorais. O perigo torna-se maior quando a aparência de obediência e piedade encobre a intenção de modificar a Igreja por dentro.
A existência de uma quinta-coluna formada por criptojudeus e seus descendentes é apresentada como elemento decisivo desse processo. Conversões religiosas apenas aparentes teriam permitido a preservação clandestina de vínculos e práticas judaicas no interior das sociedades cristãs, criando condições para uma atuação prolongada contra a unidade da Igreja. A participação desses grupos em movimentos heréticos e revolucionários explicaria a persistência histórica de ataques que, embora assumam formas diferentes, convergem para o enfraquecimento da autoridade católica.
O Concílio Vaticano II apresenta-se como momento decisivo dessa luta. Sob a justificativa de atualizar a Igreja e aproximá-la do mundo contemporâneo, pretende-se introduzir reformas que podem alterar profundamente sua orientação espiritual e institucional. A modernização da linguagem religiosa, a revisão de práticas tradicionais, a abertura ao diálogo com outras confissões e a busca de aproximação com as correntes políticas modernas constituem oportunidades para a penetração de princípios contrários à doutrina católica.
A formação de uma ala progressista entre os participantes do Concílio representa um perigo especial. Por meio de propostas aparentemente moderadas, seria possível obter concessões iniciais que preparariam transformações mais profundas. A introdução gradual de mudanças reduziria a resistência dos defensores da tradição, enquanto a invocação da unidade e da renovação pastoral dificultaria a identificação das consequências doutrinárias dessas iniciativas. O processo de transformação poderia, assim, avançar sem apresentar imediatamente toda a extensão de seus objetivos.
O ecumenismo exige particular vigilância. A união dos cristãos constitui um objetivo desejável quando fundada no reconhecimento da verdade e no retorno à unidade da fé. Entretanto, uma aproximação baseada no silêncio sobre divergências doutrinárias essenciais ou na equiparação entre a Igreja Católica e as comunidades separadas comprometeria a própria natureza da unidade cristã. A fraternidade religiosa não pode ser alcançada mediante a renúncia à verdade revelada, nem pela transformação da Igreja em uma organização espiritual indiferenciada.
As relações com o judaísmo suscitam preocupação semelhante. A revisão da linguagem tradicional sobre as responsabilidades religiosas pela rejeição de Cristo e a tentativa de eliminar antigas controvérsias doutrinárias são consideradas parte de um movimento destinado a modificar a consciência histórica do catolicismo. A aproximação religiosa, quando realizada à custa de distinções consideradas essenciais, contribuiria para enfraquecer a identidade cristã e obscurecer a singularidade da missão da Igreja.
A política de aproximação com os regimes comunistas constitui outra ameaça. A coexistência diplomática e a busca de entendimentos com governos que perseguem a religião podem desarmar moralmente os católicos submetidos ao domínio marxista e enfraquecer a resistência internacional ao comunismo. A aparência de conciliação não elimina a oposição fundamental entre o materialismo revolucionário e a fé cristã. Ao contrário, pode proporcionar aos regimes comunistas reconhecimento e legitimidade sem exigir que abandonem seus objetivos ideológicos.
A possibilidade de que tais influências alcancem o próprio governo central da Igreja agrava a crise. A escolha de cardeais, a formação de maiorias nas instâncias eclesiásticas e a orientação das futuras eleições pontifícias tornam-se questões decisivas. A transformação da Igreja não dependeria necessariamente de uma ruptura ostensiva com Roma, pois poderia realizar-se mediante o controle progressivo das autoridades responsáveis por preservar sua continuidade doutrinária.
O combate a essa ofensiva exige discernimento, coragem e fidelidade. Os católicos não podem confundir obediência religiosa com aceitação passiva de iniciativas que contrariem a tradição da Igreja. A defesa da fé requer conhecimento da história, atenção às estratégias revolucionárias e disposição para resistir às pressões políticas e culturais. A preservação das instituições eclesiásticas depende, sobretudo, de sacerdotes e leigos capazes de reconhecer os perigos ocultos sob a linguagem do progresso, da paz e da renovação.
A gravidade da crise não autoriza, entretanto, o desespero. Ao longo dos séculos, a Igreja enfrentou perseguições, heresias, cismas e períodos de profunda corrupção, sem que seus inimigos conseguissem destruí-la. Em circunstâncias nas quais sua sobrevivência parecia ameaçada, surgiram santos, doutores, pontífices e defensores da ortodoxia que restauraram a disciplina e reafirmaram a verdade católica. A assistência divina prometida por Cristo constitui a garantia última de que a Igreja não será definitivamente vencida.
A luta contemporânea deve, portanto, ser compreendida como uma nova manifestação do conflito permanente entre a Igreja e as forças que procuram subverter a ordem cristã. O comunismo, a maçonaria, a ação conspiratória atribuída ao judaísmo organizado e a infiltração nas estruturas eclesiásticas convergem para a transformação interna do catolicismo. O Concílio Vaticano II representa o ponto em que essas pressões se concentram, oferecendo simultaneamente o risco de uma profunda desfiguração doutrinária e a oportunidade de uma resistência capaz de reafirmar a continuidade da fé. A vitória final não dependerá apenas da ação humana, mas da providência divina, que sustentou a Igreja nas crises anteriores e continuará a preservá-la contra aqueles que pretendem destruí-la.
Os resultados do Concílio Vaticano II apresentam correspondências importantes com as advertências apontadas no livro, especialmente em matéria de liturgia, ecumenismo, relações com o judaísmo e diplomacia perante os regimes comunistas.
O valor das advertências da obra fica ainda mais claro quando se avalia o quanto a Igreja enfraqueceu ao longo das últimas décadas conforme observado nos pontos abaixo:
I. Enfraquecimento doutrinário e teológico
1. Relativização da verdade religiosa. A substituição da afirmação inequívoca da verdade católica por uma linguagem de diálogo e aproximação com outras crenças teria enfraquecido a convicção de que a Igreja Católica possui a plenitude dos meios de salvação.
2. Enfraquecimento do princípio de que fora da Igreja não há salvação (Extra Ecclesiam nulla salus). A ampliação da reflexão sobre a possibilidade de salvação dos não católicos teria favorecido interpretações indiferentistas, segundo as quais a pertença religiosa seria secundária. A doutrina oficial, entretanto, continua afirmando a necessidade de Cristo e da Igreja para a salvação.
3. Ambiguidade sobre a liberdade religiosa. A declaração Dignitatis humanae (1965), ao reconhecer a imunidade de coerção religiosa como direito civil, teria criado uma tensão com ensinamentos anteriores, especialmente os de Pio IX e Leão XIII, sobre os deveres religiosos do Estado.
4. Abandono do ideal do Estado confessional católico. A aceitação de uma ordem política juridicamente pluralista teria enfraquecido a doutrina tradicional do reinado social de Cristo e a obrigação das sociedades de reconhecer publicamente a verdadeira religião.
5. Substituição da condenação dos erros pelo diálogo. A linguagem pastoral e conciliadora teria reduzido a disposição da Igreja de condenar explicitamente heresias, filosofias anticristãs e desvios morais.
6. Enfraquecimento da escolástica e do tomismo. A perda da centralidade da filosofia de São Tomás de Aquino na formação sacerdotal teria favorecido correntes teológicas historicistas, existencialistas e subjetivistas, consideradas menos capazes de preservar a precisão dos conceitos dogmáticos.
7. Historicização dos dogmas. A crescente ênfase no contexto histórico das formulações doutrinárias teria facilitado a interpretação de verdades imutáveis como expressões provisórias de determinadas épocas.
8. Confusão entre desenvolvimento doutrinário e ruptura. O conceito de desenvolvimento da doutrina teria sido utilizado, em algumas interpretações, para justificar mudanças que os tradicionalistas consideram contradições com ensinamentos anteriores.
9. Redução da autoridade do magistério anterior. A preferência por documentos recentes e orientações pastorais teria produzido uma leitura seletiva da tradição, relegando encíclicas, condenações e ensinamentos dos papas anteriores ao Concílio.
10. Predomínio da pastoral sobre a definição doutrinária. A preocupação com a aceitação social da mensagem cristã teria, em determinados contextos, prevalecido sobre a exposição rigorosa de seus conteúdos.
II. Enfraquecimento da liturgia e da vida sacramental
11. Reforma da missa tradicional. A substituição da forma litúrgica romana anterior pela missa reformada de Paulo VI, promulgada em 1969, teria diminuído a expressão sensível do caráter sacrificial da Eucaristia.
12. Enfraquecimento da noção de sacrifício propiciatório. A maior ênfase na celebração comunitária e na dimensão de banquete teria obscurecido, em determinadas práticas, a doutrina da missa como renovação sacramental do sacrifício de Cristo.
13. Redução do uso do latim. A ampla adoção das línguas vernáculas teria enfraquecido a unidade litúrgica universal, a continuidade histórica e o caráter sagrado da celebração.
14. Alteração da orientação tradicional da celebração. A difusão da missa celebrada pelo sacerdote voltado para a assembleia teria favorecido uma compreensão mais horizontal da liturgia, em detrimento de sua orientação transcendente.
15. Diminuição da reverência eucarística. A expansão da comunhão na mão, a redução de gestos de adoração e outras mudanças disciplinares são criticadas como fatores que teriam contribuído para o enfraquecimento da crença na presença real de Cristo na Eucaristia.
16. Simplificação dos ritos e símbolos. A supressão ou redução de determinadas orações, genuflexões, sinais da cruz e elementos cerimoniais teria empobrecido a expressão da transcendência, do pecado e da necessidade da graça.
17. Desvalorização do sacramento da Penitência. A menor frequência da confissão individual, associada à perda do sentido do pecado, teria reduzido a importância da contrição, da reparação e da direção espiritual.
18. Enfraquecimento da linguagem sobre o inferno, o purgatório e o juízo. A diminuição desses temas na pregação e na catequese teria produzido uma compreensão excessivamente otimista da salvação.
III. Enfraquecimento da moral católica
19. Subjetivização da consciência moral. A consciência individual teria passado a ser apresentada, em certas interpretações pastorais, como instância praticamente autônoma diante da lei moral objetiva.
20. Relativização da doutrina sobre o pecado mortal. A ênfase nas circunstâncias pessoais e sociais teria enfraquecido a distinção tradicional entre pecado mortal e venial e a necessidade de arrependimento e conversão.
21. Enfraquecimento da indissolubilidade matrimonial. Debates posteriores sobre o acesso aos sacramentos por divorciados em nova união, especialmente após Amoris laetitia (2016), suscitaram críticas tradicionalistas quanto à continuidade da disciplina sacramental.
22. Flexibilização da moral sexual. A crescente tolerância pastoral em relação à contracepção, às relações extramatrimoniais e às uniões homossexuais é interpretada como afastamento da moral tradicional, embora as normas doutrinárias oficiais não tenham sido simplesmente revogadas.
23. Redução da prática penitencial. A simplificação das obrigações de jejum e abstinência teria enfraquecido a disciplina ascética e o espírito de sacrifício.
24. Substituição da conversão pela inclusão. A preocupação em acolher pessoas em situações moralmente irregulares teria, segundo essa crítica, reduzido a exigência explícita de abandonar comportamentos considerados pecaminosos.
IV. Enfraquecimento da identidade e da missão da Igreja
25. Ecumenismo interpretado como indiferentismo religioso. O decreto Unitatis redintegratio teria favorecido, em algumas aplicações, a impressão de que as diferenças doutrinárias entre católicos, protestantes e ortodoxos são secundárias.
26. Enfraquecimento do impulso missionário. O diálogo inter-religioso e a valorização de elementos positivos em outras tradições teriam reduzido a ênfase na conversão ao catolicismo.
27. Mudança na relação com o judaísmo. A declaração Nostra aetate teria inaugurado uma abordagem que, para alguns críticos tradicionalistas, deixa insuficientemente explícita a necessidade universal de Cristo para a salvação. A declaração também rejeitou a atribuição de culpa coletiva aos judeus pela morte de Jesus, sem abandonar a doutrina cristã sobre Cristo.
28. Aproximação com religiões não cristãs. Encontros de oração inter-religiosos, como o de Assis em 1986, foram criticados por setores tradicionalistas como potencialmente capazes de transmitir uma ideia de equivalência entre religiões.
29. Redefinição prática da evangelização. A ênfase no diálogo, na promoção humana e na cooperação social teria deslocado o objetivo tradicional de conduzir as almas à conversão e à salvação.
30. Enfraquecimento da identidade católica diante do mundo moderno. A disposição de reconhecer aspectos positivos da modernidade teria favorecido uma acomodação excessiva aos valores dominantes da sociedade secularizada.
V. Enfraquecimento da autoridade e da organização eclesiástica
31. Ampliação da colegialidade episcopal. A constituição Lumen gentium teria introduzido ambiguidades sobre a relação entre a autoridade do papa e a do colégio episcopal, favorecendo interpretações que relativizam a primazia pontifícia.
32. Descentralização da autoridade eclesiástica. A ampliação das competências das conferências episcopais teria contribuído para diferenças nacionais na disciplina e na aplicação de orientações doutrinárias.
33. Democratização da vida eclesial. A valorização de processos participativos teria, em algumas experiências, confundido a constituição hierárquica da Igreja com modelos políticos democráticos.
34. Enfraquecimento da disciplina sacerdotal. A diminuição de exigências disciplinares, a secularização dos hábitos e costumes clericais e a crise da formação nos seminários teriam reduzido a identidade própria do sacerdócio.
35. Crise das vocações e da vida religiosa. A diminuição de vocações sacerdotais e religiosas em diversas regiões, especialmente na Europa e na América do Norte, é frequentemente associada pelos tradicionalistas às reformas e ao clima cultural pós-conciliar.
36. Perda da identidade das ordens religiosas. A revisão de regras, hábitos, práticas comunitárias e formas de apostolado teria provocado, em determinadas congregações, o enfraquecimento de carismas tradicionais.
37. Sinodalidade interpretada como parlamentarização. Alguns críticos recentes temem que processos sinodais sejam utilizados para introduzir mudanças doutrinárias mediante consensos pastorais ou pressões de grupos organizados.
VI. Enfraquecimento da posição da Igreja perante a política e a cultura
38. Redução do anticomunismo explícito. A ausência de uma condenação nominal do comunismo nos documentos finais do Vaticano II é considerada por críticos tradicionalistas uma ruptura de ênfase em relação ao magistério de Pio XI e Pio XII.
39. Aproximação diplomática com regimes comunistas. A Ostpolitik vaticana é criticada por ter privilegiado a negociação com governos marxistas, por vezes à custa da resistência pública à perseguição religiosa.
40. Penetração de categorias marxistas na teologia. Correntes da Teologia da Libertação substituem categorias espirituais e sobrenaturais por interpretações da história fundadas na luta de classes.
41. Redução da doutrina social a programas políticos. A crescente ênfase em justiça social, desenvolvimento, pobreza e questões ambientais teria, em algumas interpretações, deslocado a atenção da salvação eterna para objetivos predominantemente temporais.
42. Abandono da ideia de civilização cristã. A aceitação de uma sociedade pluralista e secularizada como horizonte permanente teria enfraquecido o projeto de ordenar a cultura, as instituições e a vida pública segundo os princípios católicos.
43. Enfraquecimento da condenação do liberalismo religioso e filosófico. A reavaliação das relações entre Igreja, Estado e liberdade de consciência teria criado tensões interpretativas com documentos como o Syllabus Errorum (1864) e Quas primas (1925).
44. Acomodação ao secularismo cultural. A tentativa de tornar a mensagem cristã mais acessível à mentalidade contemporânea teria, segundo os tradicionalistas, diminuído sua capacidade de confrontar os pressupostos morais e filosóficos da modernidade.
O general Ion Mihai Pacepa, ex-alto funcionário da inteligência comunista romena e desertor do bloco soviético, afirma que a Teologia da Libertação não surgiu espontaneamente entre religiosos latino-americanos, mas foi concebida e promovida pela KGB como instrumento de infiltração ideológica do marxismo no cristianismo.
Seu objetivo seria subordinar a religião aos interesses geopolíticos soviéticos, enfraquecer a Igreja Católica e desestabilizar as sociedades ocidentais, utilizando a linguagem cristã para legitimar a luta revolucionária. Não foram os cristãos que buscaram o comunismo, mas os comunistas que procuraram instrumentalizar o cristianismo, dando origem ao que os serviços de inteligência do Leste Europeu chamavam de marxismo cristianizado.
Essa operação integrou um programa secreto de desinformação aprovado em 1960 pelo chefe da KGB, Aleksandr Shelepin, e pelo dirigente soviético Aleksei Kirichenko. Um de seus principais agentes teria sido Kirill de Moscou, posteriormente patriarca da Igreja Ortodoxa Russa, que colaborava secretamente com a KGB sob o codinome Mikhailov. Enviado em 1971 ao Conselho Mundial de Igrejas (CMI), Kirill teria recebido a missão de utilizar essa organização internacional para disseminar a Teologia da Libertação pela América Latina. Sua ascensão ao Comitê Central do Conselho, em 1975, teria permitido ampliar a influência soviética sobre instituições religiosas, convertendo-as em veículos de propagação política e ideológica.
A instrumentalização política da religião constitui uma estratégia persistente do poder russo, sobrevivendo à queda do comunismo e adaptando-se às novas circunstâncias históricas. A Teologia da Libertação foi uma das manifestações mais eficazes dessa estratégia, pois permitiria difundir conceitos revolucionários marxistas sob a aparência de compromisso cristão com a justiça social.
A expansão da Teologia da Libertação na América Latina contribuiu para fortalecer movimentos revolucionários e regimes alinhados ao comunismo. Em contraposição, destaca-se a resistência de João Paulo II e do cardeal Joseph Ratzinger, futuro Bento XVI, que identificaram na interpretação marxista da história, especialmente na centralidade atribuída à luta de classes, uma ameaça à integridade da doutrina católica. A crítica fundamental consiste em que a religião deixaria de orientar a vida humana segundo princípios transcendentes para transformar-se em instrumento de uma ideologia política materialista.
Conforme aos planos da KGB, a Teologia da Libertação surgiu na América Latina durante a década de 1960, em meio à efervescência revolucionária alimentada pela Revolução Cubana, pela expansão do marxismo e pelas transformações do Concílio Vaticano II (1962–1965). Sob a bandeira aparentemente irrefutável da defesa dos pobres, setores progressistas do clero passaram a reinterpretar o cristianismo à luz de categorias políticas marxistas, substituindo, em suas vertentes mais radicalizadas, a salvação espiritual pela emancipação revolucionária e o combate ao pecado pela luta de classes. A Conferência de Medellín, em 1968, favoreceu a expansão dessa orientação, enquanto Gustavo Gutiérrez, com Teología de la liberación (1971), lhe conferiu sistematização doutrinária da inversão da hierarquia cristã de valores: em vez de julgar a política à luz da fé, passou-se a reinterpretar a fé segundo as exigências da política.
No Brasil, essa politização religiosa encontrou terreno fértil desde o final dos anos 1950, particularmente na Juventude Universitária Católica (JUC), na Ação Católica e no Movimento de Educação de Base (MEB), entidades então já infiltradas por religiosos franceses da Nouvelle Théologie de clara formação marxista. A CNBB (Confederação Nacional dos Bispos do Brasil) que nunca foi um órgão oficial da Igreja, já nasceu em 1952 contaminada pela ideologia marxista, sendo mais tarde totalmente cooptada e transformada em uma entidade política eminentemente comunista.
Após 1964, a oposição ao regime militar aproximou setores eclesiásticos e organizações terroristas de esquerda. Durante os anos 1970, as Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), as pastorais sociais e setores da CNBB tornaram-se importantes espaços de mobilização política, com a participação de figuras como Dom Hélder Câmara, Dom Paulo Evaristo Arns, Leonardo Boff e Frei Betto auxiliando a prática de atos terroristas.
A influência do movimento ultrapassou a adesão ao terrorismo e alcançou sindicatos, organizações camponesas e movimentos populares, contribuindo para a formação da base militante do Partido dos Trabalhadores (PT), fundado em 1980. Militantes oriundos das CEBs e das pastorais aproximaram-se de sindicalistas e intelectuais socialistas, estabelecendo vínculos duradouros entre ativismo católico e política partidária. Essa relação é reconhecida pelo próprio PT em uma publicação de 2026 onde o partido afirmou que sua origem esteve profundamente ligada às CEBs, à Teologia da Libertação e às pastorais sociais, destacando a participação de militantes católicos em sua formação.
Antes do PT, em 1978, Fernando Henrique Cardoso, Plínio de Arruda Sampaio e Almino Afonso (recém-regressados do exílio) já haviam abordado Frei Betto propondo aproveitar a capilaridade social da Igreja Católica para constituir uma nova força partidária no Brasil. Segundo Betto narra em seu livro A Mosca Azul (2006), o encontro ocorreu no apartamento de um jornalista onde os três apresentaram a proposta de fundar um partido de orientação socialista, mas afastado do modelo soviético, chinês ou cubano, inspirado na social-democracia europeia. A ideia era dividir funções: os intelectuais formulariam o projeto político, enquanto Frei Betto deveria proporcionar a base popular, mobilizando as comunidades católicas. Betto, provavelmente já comprometido com o projeto de KGB, declinou a proposta dos ex-exilados.
Apesar das reações contrárias do Vaticano denunciando os desvios decorrentes da incorporação da análise marxista à teologia, a mentalidade revolucionária se difundiu em amplos setores da Igreja ao longo das últimas décadas, influenciando a formação doutrinária e espiritual de sacerdotes e leigos. A Teologia da Libertação alcançou uma posição hegemônica em determinados ambientes eclesiásticos brasileiros, mesmo quando essa denominação deixou de ser utilizada explicitamente.
A infiltração comunista destruiu a Igreja Católica no Brasil – em 1950 94% dos brasileiros declaravam-se católicos, caído para 57% no Censo de 2022 –, restando apenas uma pequena e resiliente porção do clero fiel aos preceitos católicos. Com menores graus de gravidade a mesma decadência da Igreja Católica é observada ao redor do mundo – o tempo provou a veracidade e precisão das advertências de Complô Contra a Igreja.
Notas
Maurice Pinay é pseudônimo. O autor não é conhecido.
Complô Contra a Igreja foi publicado em Roma, em 1962, pouco antes da abertura do Concílio Vaticano II, e distribuído aos participantes do Concílio. O anonimato do autor parece ter sido deliberado, tendo em vista a gravidade das acusações contra membros da hierarquia eclesiástica e contra as reformas então propostas.
O livro é historicamente relevante como documento das primeiras reações tradicionalistas ao Concílio Vaticano II, independentemente da validade de todas as acusações que apresenta.
As obras fundamentais para compreender o enfraquecimento da Igreja incluem: Ils l'ont découronné (1987) de Marcel Lefebvre, Iota Unum (1985) de Romano Amerio, O Século do Nada (1973) de Gustavo Corção, Il Concilio Vaticano II: Una storia mai scritta (2010) de Roberto de Mattei, Christus Vincit (2019) de Athanasius Schneider, e The Devastated Vineyard (1973) de Dietrich von Hildebrand .
O livro Teología de la Liberación (1971) atribuído a Gustavo Gutiérrez teria sido redigido em Moscou – desenvolvendo-se sobre as teorias do teólogo protestante Karl Barth (1886-1968).
Os arcebispos Helder Câmara (1909-1999) e Paulo Evaristo Arns (1921-2016) eram agressivos militantes comunistas. Câmara era também notório por colecionar amantes (preferencialmente casadas) e Arns conhecido como um insaciável sodomita. Segundo Ipojuca Pontes “Hélder Câmara era um filho-da-puta.” Uma ex-amante chegou a escrever um livro – As Quarenta Namoradas de Dom Hélder – mas não deixaram publicar.
A reação do Vaticano tornou explícita a gravidade do conflito doutrinário da Teologia da Libertação. Sob João Paulo II, o cardeal Joseph Ratzinger denunciou, na instrução Libertatis Nuntius (1984), os desvios decorrentes da incorporação da análise marxista à teologia, especialmente a absolutização da luta de classes e a redução da redenção cristã a uma transformação das estruturas econômicas e políticas. A Igreja reafirmou que a justiça no meio social é uma exigência do cristianismo, mas não autoriza a submissão da fé a uma ideologia materialista.
Entre os religiosos franceses da Nouvelle Théologie que mais influenciaram negativamente a Ação Católica brasileira e a Juventude Universitária Católica (JUC), sobretudo nas décadas de 1950 e 1960, estão Louis-Joseph Lebret (1897–1966), Jean-Yves Calvez (1927–2010), Marie-Dominique Chenu (1895–1990), e Thomas Cardonnel (1921–2009).


