Romeu e Julieta de William Shakespeare



Personagens Principais Romeu – jovem filho de Montecchio Julieta – filha de Capuleto, ao redor de 14 anos de idade Ama – ama de Julieta Frei Lourenço – franciscano que tenta ajudar Romeu

Personagens Secundárias Montecchio – velho chefe de uma casa nobre Capuleto – velho chefe de uma casa nobre Escalo – príncipe de Verona Páris – parente do príncipe que pede a mão de Julieta Mercúrio - amigo de Romeu Tebaldo – sobrinho da senhora Capuleto

Interpretação Numa primeira visão Romeu e Julieta seria uma miniatura as primeiras peças históricas de Shakespeare (1422-1485 – da morte de Henrique V à elevação de Henrique VII ao trono), cuja moral política indicava que quando nobres hostis escampam ao controle há apenas miséria e caos. Pois aqui também os nobres escapam ao controle.


Mas há algo mais profundo. O Deus do Amor baixou nos dois adolescentes e os arrebatou para outra dimensão da realidade. Romeu imediatamente abandona seu “amor cortês” por Rosalina e soa mais espirituoso e perspicaz a Mercúrio. E vemos a dramática transformação no domínio da linguagem em Julieta.


Um amor que rompe as barreiras da experiência ordinária não pode permanecer no mundo da experiência ordinária – é preciso oferecê-lo ao outro mundo antes que se deteriore (um infeliz encadeamento de eventos provocará a morte dos amantes – verdadeira tragédia entre os dramas shakespearianos). E como vítimas sacrificiais, Romeu e Julieta, resolverão o conflito entre suas famílias. É a união do Céu com a Terra que repõe a ordem no mundo, tal qual, guardada as proporções, os Tudors empreenderam naquelas peças históricas de Shakespeare.



Notas

  • William Shakespeare (1564-1616) em Stratford-upon-Avon, Inglaterra. Era católico num mundo protestante.

  • Shakespeare escrevia, dirigia, produzia e atuava em suas peças. Deixou-nos a maior obra teatral do mundo moderno.

  • Apesar de serem denominadas como Tragédias, as peças de Shakespeare são Dramas. Pois o que caracteriza a tragédia é a inexistência da malicia humana.

  • Escrita em 1594-96, a ação em Romeu e Julieta tem lugar em Verona, Itália.

  • As fontes do autor foram Romeus and Juliet de Arthur Brooke e, provavelmente, a história de Píramo e Tisbe em Metamorfoses de Ovídio.

  • Citações famosas: “Romeu, Romeu! Ah! por que és tu Romeu?” - Julieta “Que há num simples nome? O que chamamos rosa, sob outra designação, teria igual perfurme.” - Julieta “Prudência! Quem mais corre mais tropeça.” – Frei Lourenço