top of page

As Alegres Comadres de Windsor de William Shakespeare

Why then the world’s mine oyster, Which I with sword will open. – Pistola (Ato 1 – Cena 3)



Personagens Principais Sir John Falstaff – cavaleiro, fanfarrão e boêmio Senhora Ford e Senhora Page – as comadres de Windsor Ana Page – filha de Page, apaixonada por Fenton Fenton – jovem gentil-homem


Personagens Secundárias Ford e Page – gentis-homens de Windsor Shallow – juiz de paz Slender – primo de Shallow Doutor Caius – médico francês Hugo Evans – sacerdote galense Senhora Quickly – criada do Dr. Caius Bardolfo, Pistola e Nym – homens de Falstaff



Interpretação Peça divertida e muito popular em sua época, mas que desfigurou a personagem Fastaff das peças históricas Henrique IV. O pedido da rainha Elisabete em mostrá-lo enamorado não coaduna com o espírito sagaz e filosófico de Fastaff – sua inteligência e eloquência o abandonaram, e em vez de fazer dos outros o alvo, ele é feito de alvo pelos outros. Nem há nele uma única partícula de amor que possa desculpar suas tolices: ele é apenas um patife descarado e malsucedido, não restando vestígio da força simbólica do dragão interior a ser vencido que Falstaff representou para o príncipe Hal nas peças Bolingbroke.


A ânsia de Shallow em casar, por interesse financeiro, seu abobalhado sobrinho com Ana Page, coloca questões de dinheiro, moralidade e casamento no centro da farsa. Mais que proporcionar as divertidas interações de Slender com Page e Ana, estas questões, em conjunção com o comportamento das comadres frente as investidas de Falstaff, dão a oportunidade para Shakespeare enaltecer o matrimônio.


Interessante observar como as mulheres são apresentadas na peça: fortes, espirituosas e alegres. Elas levam uma vida plena, sendo simultaneamente virtuosas e fiéis aos seus maridos. Inclusive cuidam das finanças da casa. E a independente Ana ensina seus pais sobre o casamento por amor e não por status. É um belo contraste com a agrura existencial na qual a hodierna ideologia feminista está encravando as mulheres.


Outro saboroso contraste com a sandice moderna é a ridicularização da obesidade de Falstaff. Na época de Shakespeare qualquer mortal entendia que a obesidade por gula (como no caso da personagem) é pecaminosa e, portanto, deplorável; bem diferente da atual visão deturpada que incentiva os gulosos à morte.



 


Notas


  • William Shakespeare (1564-1616) em Stratford-upon-Avon, Inglaterra. Era católico num mundo protestante.

  • Shakespeare escrevia, dirigia, produzia e atuava em suas peças. Deixou-nos a maior obra teatral do mundo moderno.

  • Apesar de serem denominadas como Tragédias, as peças de Shakespeare são Dramas. Pois o que caracteriza a tragédia é a inexistência da malícia humana.

  • Bons livros para entender Shakespeare: Sobre Shakespeare de Northrop Frye e A Arte Sagrada de Shakespeare de Martin Lings.

  • As Alegres Comadres de Windsor, datada de 1598 ou 1599, é inspirada num conto da coleção Tridici Piacevoli Notti de Giovanni Francesco Straparola (1480-1557).

  • Acredita-se que a peça tenha sido uma encomenda da rainha Elisabete desejosa de ver a personagem Falstaff novamente em cena, tendo Shakespeare escrito a peça em 15 dias para atender a ordem real.

bottom of page