top of page

Dunkirk (2017)



Soldados aliados da Bélgica, da Comunidade Britânica e da França são cercados pelo exército alemão e evacuados de Dunquerque durante uma batalha feroz na Segunda Guerra Mundial. Excelente filme de guerra escrito e dirigido por Christopher Nolan, com bela cinematografia e uma forte visão de mundo moral e patriótica – pendant perfeito para Darkest Hour lançado no mesmo ano. A trilha sonora também é impactante e há muita tensão ao longo do filme, apesar das diferentes tramas. O filme enfatiza os inúmeros sacrifícios que soldados e civis fizeram durante esse evento milagroso.


A lamentar apenas terem deixado de fora a chamada a oração que o rei George VI solicitou que o domingo, 26 de maio de 1940, fosse celebrado como Dia Nacional de Oração. Numa transmissão emocionante, ele convocou o povo da Grã-Bretanha e do Império a entregar a sua causa a Deus. Juntamente com membros do gabinete, o rei compareceu à Abadia de Westminster, enquanto milhões de seus súbditos em todas as partes da Comunidade e do Império afluíam às igrejas para se unirem em oração. Naquela momento, foi dada à Grã-Bretanha uma liderança inspiradora e o seu povo respondeu imediatamente. A nação inteira estava em oração naquele domingo. Na manhã seguinte, o Daily Sketch exclamou: “Nothing like it has ever happened before!


Em sua hora de profunda angústia, um clamor do coração, tanto do monarca quanto do povo, subia a Deus em oração. E esse brando não ficou sem resposta. Pois muito em breve, pelo menos três milagres aconteceram: (1) Hitler, talvez confiando em demasia em sua superioridade aérea, interrompeu o avanço das suas colunas blindadas no exato momento em que poderiam ter prosseguido para a aniquilação do exército britânico; (2) uma tempestade de fúria sem precedentes irrompeu sobre Flandres na terça-feira, 28 de maio, impedindo a ação dos esquadrões alemães e permitindo que as formações do exército britânico avançassem sem interrupção das aeronaves; e (3) apesar da tempestade na Flandres, uma grande calmaria – como raramente se viu – instalou-se sobre o Canal da Mancha durante os dias que se seguiram permitindo a uma vasta armada de pequenos navios, grandes navios, navios de guerra, cruzadores a motor de propriedade privada provenientes de rios e estuários britânicos navegar em ida e volta na tentativa desesperada de resgatar o maior número possível de homens.



Filme Nota 4 (escala de 1 a 5)

Comentários


bottom of page