top of page

As Suplicantes de Eurípides


Personagens Principais Teseu – rei de Atenas Adrasto – rei de Argos Atena – deusa olímpica Personagens Secundárias Suplicantes (coro) – mães dos sete chefes guerreiros que atacaram Tebas Etra – mãe de Teseu Evadne – esposa de Capaneu (um dos sete chefes mortos) Ífis – pai de Evadne Arauto – mensageiro tebano que ameaça Teseu

Interpretação A peça parece ser um panegírico a Atenas, remetendo a situações reais ocorridas pouco antes de sua apresentação. A primeira refere-se à recusa de Délion de devolver os corpos dos soltados atenienses numa das batalhas relacionadas a guerra do Peloponeso, e a segunda situação, ainda referente àquela guerra, trata-se da aliança recém celebrada entre Atenas e Argos.

Com tal proposito imediato, não é de surpreender a perda do conteúdo simbólico do mito, a pobreza na construção das personagens e as cenas pouco justificáveis (e.g. a imolação de Evadne). As discussões políticas, e.g. justiça da guerra e colocações sobre monarquia e democracia, são pouco inspiradas.


 

Notas

  • Eurípides (484 a.C. – 406 a.C.) nasceu em Salaminas (ilha próxima de Atenas).

  • Escreveu 74 peças (67 tragédias e 7 dramas satíricos). Algumas fontes atribuem-lhe 92 peças. Dessas chegaram até nossos dias um drama satírico (O Ciclope) e 18 tragédias: As Bacantes (provavelmente 405 a.C.), Medéia (431), Hipólito (428), As Troianas (415), Helena (412), Orestes (408), Ifigênia em Áulis (405), Andrômaca, Os Heraclidas, Hébuca, As Suplicantes, Electra (415-413), Héracles, Ifigênia em Táuris, Íon, As Fenícias, Alceste e Reso (contestada).

  • Eurípides apresenta o homem revoltado com sua condição, cuja alma sucumbe diante da realidade O homem como ele é, segundo Aristóteles, em oposição a como deveria ser apregoado por Sófocles. Vai-se do destino implacável esquiliano para a rebelião metafísica humana de Eurípides, passando pela esperança de Sófocles. Com Eurípides a tragédia mítica convertesse numa representação da vida cotidiana.

  • Eurípides está impregnado com as ideias e retórica dos sofistas.

  • Eurípides venceu apenas 4 vezes nos festivais a Dionísio (Ésquilo venceu 32 vezes e Sófocles mais de 20 vezes).

  • As Suplicantes foi produzida ao redor de 420 a.C.. O tema remete ao ataque de Argos contra Tebas dentro do ciclo de tragédias da casa de Laios: Os Sete Contra Tebas de Ésquilo, Antígona de Sófocles e, além de As Suplicantes, As Fenícia também de Eurípides.

  • A peça toca no tema da concessão de asilo ao estrangeiro. Assunto também de As Suplicantes de Ésquilo, Édipo em Colono de Sófocles e Os Heraclidas também e Eurípides.

bottom of page