top of page

Três Contos de Gustave Flaubert


Personagens Principais Félicité – Um coração simples São Julião Hospitaleiro – A Legenda de São Julião Hospitaleiro Herodíade – Herodíade – esposa de Herodes e mãe de Salomé Herodes Antipas – Herodíade – Tetrarca da Galiléia e Peréia


Personagens Secundárias Sra. Aubain – patroa de Félicité Iokanaan – São João Batista


Interpretação Um coração simples narra a vida de uma mulher simplória do campo que se emprega numa pequena cidade. Apesar da sua ignorância sobre o mundo, Félicité é pura bondade. Dedica seu amor sem pedir nada em troca a diferentes pessoas ao longo de sua vida. Sempre há um eleito para receber seus cuidados, mesmo que seja um papagaio empalhado que ela, no fim da vida, acaba por confundir com o Espírito Santo.

Não se pode dizer que Félicité era feliz na sua ignorância. O encurtamento do horizonte de consciência não traz felicidade, e, de fato, Félicité teve uma vida sofrida, repleta de desgostos. Porém sua capacidade de amor ao próximo e a humildade do seu coração carregam de santidade a sua existência.

A legenda de São Julião Hospitaleiro mostra a largueza das possibilidades humanas. Julião nasce com o potencial da violência e dos instintos baixos, mas também com a possibilidade da santidade. Estes extremos dos polos existenciais humanos são apresentados aos seus pais em duas profecias. É uma história de queda e redenção. Recorda-nos que somos todos pecadores, mas temos a possibilidade do perdão, que o arrependimento só é verdadeiro quando assumimos todas as consequências por nosso erro e efetivamente erradicamos do coração o que nos levou ao equívoco. E que a intenção por trás dos nossos atos pode mudar-lhe o caráter, aproximando-nos ou afastando-nos do indulto divino.

Em Herodíade temos toda a perversidade, malícia e decadência humana que precedeu o Advento. A perda de contato com a transcendência e apego a matéria é emblematicamente encenada no banquete a Herodes, culminando com a concupiscência provocada por Salomé e a grotesca decapitação de São João Batista.

Temos nos três contos variantes da santidade, desde a pessoa mais simples até um profeta.


 

Notas

  • Gustave Flaubert (1821-1880) nasceu em Rouen, França.

  • Além de Três Contos (1877), última obra publicada em vida, destacam-se Madame Bovary (1857), A Educação Sentimental (1869) e A Tentação de Santo Antônio (1874).

bottom of page