Pais e Filhos de Ivan TurguĂȘniev
- Cultura Animi
- 8 de jan. de 2020
- 3 min de leitura
Atualizado: 25 de ago. de 2023

Personagens Principais IevguĂȘni Bazarov â estudante de medicina, niilista ArkĂĄdi KirsĂĄnov â estudante formando, amigo de Bazarov Ana Odintsova â jovem aristocrata, amada de Bazarov Personagens SecundĂĄrias Nikolai KirsĂĄnov â senhor de terras, pai de ArkĂĄdi PĂĄvel KirsĂĄnov â aristocrata, irmĂŁo de Nikolai e tio de ArkĂĄdi KĂĄtia â irmĂŁ de Ana, amada de ArkĂĄdi VassĂli e Arina â pais de Bazarov FeniĂȘtchka â amante de Nikolai Evdoksiia Kukshina â mulher emancipada e progressista
Interpretação Jovem para homem de meia-idade: âVocĂȘ tem conteĂșdo mas nĂŁo em forçaâ. Homem de meia-idade responde ao jovem: âVocĂȘ tem força mas nĂŁo tem conteĂșdoâ. â De uma conversa contemporĂąnea
Esta epĂgrafe de Pais e Filhos idealizada, mas depois eliminada, por TurguĂȘniev deixa claro que seu romance aborda o conflito de geraçÔes. Contra a ordem estabelecida e a tradição insurgia-se uma nova geração influenciada pelo iluminismo francĂȘs (fomentada com o pĂłs-guerra napoleĂŽnica) e o materialismo alemĂŁo (gestado nas universidades alemĂŁs) que jĂĄ inspirara seus pais. Bazarov, arrastando AkkĂĄdi, bate-se contra os aristocratas liberais Nikolai e PĂĄvel de forma arrogante e destrutiva. TambĂ©m enfrenta, mas de maneira respeitosa e carinhosa, a tradição do povo russo representada por seus pais. A principal mensagem nesta questĂŁo Ă© de VassĂli, respeitando a força e energia da nova geração, mas nĂŁo admitindo desprezo pela geração anterior. ApĂłs o duelo, PĂĄvel se beneficia dos conhecimentos da nova geração e Bazarov comporta-se com os princĂpios da velha geração.
A maior batalha de Bazarov Ă© interior. O artificialismo do novo homem que ele tenta representar desmorona diante da sua prĂłpria natureza (o amor por Ana). Bazarov fala em pura ciĂȘncia mas, naturalmente, sua açÔes refletem emoçÔes e interesses nada cientĂficos. Demonstra exacerbada vaidade na estĂąncia de KirsĂĄnov, Ă© cĂnico em aproveitar a hospitalidade de Evdoksiia, Ă© tirĂąnico em sua relação com ArkĂĄdi, e esconde seus sentimentos quando fala do corpo perfeito para dissecção de Anna. Para Otto Maria Carpeaux vemos a âtragĂ©dia de Bazarov, um homem generoso(?) incapaz de viver conforme a doutrina desumana que professaâ. Ele estĂĄ dividido entre a tradicional herança dos seus pais e o vazio espiritual da era moderna.
Bazarov Ă© um ressentido social e quer messianicamente mudar o mundo. Mas nĂŁo estĂĄ totalmente desprovido dos conceitos morais e, incapaz de solucionar seu conflito interno, termina numa espĂ©cie de suicĂdio. ArkĂĄdi se salva pois nĂŁo sofre do mesmo ressentimento de Bazarov e nem da hĂŒbrys deste. No fim Bazarov parece reconhece seu erro: âSou necessĂĄrio Ă RĂșssia... NĂŁo, Ă© Ăłbvio que nĂŁo sou!â e um leve beijo na testa lhe Ă© ao final suficiente.
Depois do utopista desprovido de ação representado por RĂșdin, Bazarov parece o passo intermediĂĄrio para desabar no messiĂąnico Piort apresentado por DostoiĂ©vski em Os DemĂŽnios.
Notas
Ivan Sergeievitch TurguĂȘniev (1818-1883) nasceu em Oriol na RĂșssia. Otto Maria-Carpeaux o considera criador do romance ideolĂłgico da RĂșssia.
Pais e Filhos, publicada em 1862, é considerada sua obra-prima. Outras obras importantes são: Diårio de um caçador, (1852), Rudin (1855), O primeiro amor (1860 - conto) e Fumaça (1867).
A RĂșssia passava por grandes transformaçÔes quando Pais e Filhos foi escrito. Alexandre II emancipou os servos em 19/02/1861(a histĂłria do livro passa-se me 1859). VĂĄrios grupos ideolĂłgicos discutiam e disputavam qual seria o melhor caminho para a nação.
Apesar de admirador do crĂtico literĂĄrio Vissarion BelĂnki, que via a literatura instrumento de transformação social, e preocupado com os problemas da sociedade da Ă©poca, TurguĂȘniev lançou um olhar observador e nĂŁo ideologizado sobre o embate de ideais de entĂŁo â dizia querer apenas registrar aquilo que Shakespeare chamava de âforma e pressĂŁoâ do seu tempo.
O autor simpatiza com as ideias de Bazarov mas despreza seus métodos.
O romance foi criticado tanto pelos favorĂĄveis a europeização da RĂșssia como pelos socialistas e os tradicionalistas (valorização dos valores e cultura russa).
Para DostoiĂ©vski, TurguĂȘniev estava entre os utopistas da geração de 1820s representada por Stiepan em Os DemĂŽnios (Bazarov seria o pai espiritual de NietchĂĄviev â transformado na personagem Piort em Os DemĂŽnios).
A personagem SĂȘmion KarmazĂnov de Os DemĂŽnios teria o intuito de ridicularizar Ivan TurguĂȘniev.
O discurso de terra arrasada de Bazarov era similar as ideias de Bakunin que naquele momento escapava da Sibéria para Londres.
Pais e Filhos popularizou o termo niilista. Para TuguĂȘniev niilista seria o homem para quem sĂł existem motivos de utilidade polĂtica e social, de modo que tinha um ânadaâ, ânihilâ na alma ao invĂ©s de sentimentos humanos.