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Pais e Filhos de Ivan TurguĂȘniev

  • Foto do escritor: Cultura Animi
    Cultura Animi
  • 8 de jan. de 2020
  • 3 min de leitura

Atualizado: 25 de ago. de 2023



Personagens Principais IevguĂȘni Bazarov – estudante de medicina, niilista ArkĂĄdi KirsĂĄnov – estudante formando, amigo de Bazarov Ana Odintsova – jovem aristocrata, amada de Bazarov Personagens SecundĂĄrias Nikolai KirsĂĄnov – senhor de terras, pai de ArkĂĄdi PĂĄvel KirsĂĄnov – aristocrata, irmĂŁo de Nikolai e tio de ArkĂĄdi KĂĄtia – irmĂŁ de Ana, amada de ArkĂĄdi VassĂ­li e Arina – pais de Bazarov FeniĂȘtchka – amante de Nikolai Evdoksiia Kukshina – mulher emancipada e progressista


Interpretação Jovem para homem de meia-idade: “VocĂȘ tem conteĂșdo mas nĂŁo em força”. Homem de meia-idade responde ao jovem: “VocĂȘ tem força mas nĂŁo tem conteĂșdo”. – De uma conversa contemporĂąnea


Esta epĂ­grafe de Pais e Filhos idealizada, mas depois eliminada, por TurguĂȘniev deixa claro que seu romance aborda o conflito de geraçÔes. Contra a ordem estabelecida e a tradição insurgia-se uma nova geração influenciada pelo iluminismo francĂȘs (fomentada com o pĂłs-guerra napoleĂŽnica) e o materialismo alemĂŁo (gestado nas universidades alemĂŁs) que jĂĄ inspirara seus pais. Bazarov, arrastando AkkĂĄdi, bate-se contra os aristocratas liberais Nikolai e PĂĄvel de forma arrogante e destrutiva. TambĂ©m enfrenta, mas de maneira respeitosa e carinhosa, a tradição do povo russo representada por seus pais. A principal mensagem nesta questĂŁo Ă© de VassĂ­li, respeitando a força e energia da nova geração, mas nĂŁo admitindo desprezo pela geração anterior. ApĂłs o duelo, PĂĄvel se beneficia dos conhecimentos da nova geração e Bazarov comporta-se com os princĂ­pios da velha geração.


A maior batalha de Bazarov Ă© interior. O artificialismo do novo homem que ele tenta representar desmorona diante da sua prĂłpria natureza (o amor por Ana). Bazarov fala em pura ciĂȘncia mas, naturalmente, sua açÔes refletem emoçÔes e interesses nada cientĂ­ficos. Demonstra exacerbada vaidade na estĂąncia de KirsĂĄnov, Ă© cĂ­nico em aproveitar a hospitalidade de Evdoksiia, Ă© tirĂąnico em sua relação com ArkĂĄdi, e esconde seus sentimentos quando fala do corpo perfeito para dissecção de Anna. Para Otto Maria Carpeaux vemos a “tragĂ©dia de Bazarov, um homem generoso(?) incapaz de viver conforme a doutrina desumana que professa”. Ele estĂĄ dividido entre a tradicional herança dos seus pais e o vazio espiritual da era moderna.


Bazarov Ă© um ressentido social e quer messianicamente mudar o mundo. Mas nĂŁo estĂĄ totalmente desprovido dos conceitos morais e, incapaz de solucionar seu conflito interno, termina numa espĂ©cie de suicĂ­dio. ArkĂĄdi se salva pois nĂŁo sofre do mesmo ressentimento de Bazarov e nem da hĂŒbrys deste. No fim Bazarov parece reconhece seu erro: “Sou necessĂĄrio Ă  RĂșssia... NĂŁo, Ă© Ăłbvio que nĂŁo sou!” e um leve beijo na testa lhe Ă© ao final suficiente.


Depois do utopista desprovido de ação representado por RĂșdin, Bazarov parece o passo intermediĂĄrio para desabar no messiĂąnico Piort apresentado por DostoiĂ©vski em Os DemĂŽnios.


 

Notas


  • Ivan Sergeievitch TurguĂȘniev (1818-1883) nasceu em Oriol na RĂșssia. Otto Maria-Carpeaux o considera criador do romance ideolĂłgico da RĂșssia.

  • Pais e Filhos, publicada em 1862, Ă© considerada sua obra-prima. Outras obras importantes sĂŁo: DiĂĄrio de um caçador, (1852), Rudin (1855), O primeiro amor (1860 - conto) e Fumaça (1867).

  • A RĂșssia passava por grandes transformaçÔes quando Pais e Filhos foi escrito. Alexandre II emancipou os servos em 19/02/1861(a histĂłria do livro passa-se me 1859). VĂĄrios grupos ideolĂłgicos discutiam e disputavam qual seria o melhor caminho para a nação.

  • Apesar de admirador do crĂ­tico literĂĄrio Vissarion BelĂ­nki, que via a literatura instrumento de transformação social, e preocupado com os problemas da sociedade da Ă©poca, TurguĂȘniev lançou um olhar observador e nĂŁo ideologizado sobre o embate de ideais de entĂŁo – dizia querer apenas registrar aquilo que Shakespeare chamava de “forma e pressĂŁo” do seu tempo.

  • O autor simpatiza com as ideias de Bazarov mas despreza seus mĂ©todos.

  • O romance foi criticado tanto pelos favorĂĄveis a europeização da RĂșssia como pelos socialistas e os tradicionalistas (valorização dos valores e cultura russa).

  • Para DostoiĂ©vski, TurguĂȘniev estava entre os utopistas da geração de 1820s representada por Stiepan em Os DemĂŽnios (Bazarov seria o pai espiritual de NietchĂĄviev – transformado na personagem Piort em Os DemĂŽnios).

  • A personagem SĂȘmion KarmazĂ­nov de Os DemĂŽnios teria o intuito de ridicularizar Ivan TurguĂȘniev.

  • O discurso de terra arrasada de Bazarov era similar as ideias de Bakunin que naquele momento escapava da SibĂ©ria para Londres.

  • Pais e Filhos popularizou o termo niilista. Para TuguĂȘniev niilista seria o homem para quem sĂł existem motivos de utilidade polĂ­tica e social, de modo que tinha um “nada”, “nihil” na alma ao invĂ©s de sentimentos humanos.

©2019 by Cultura Animi

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