top of page

Henrique IV de Luigi Pirandello



Personagens Principais Henrique IV – aristocrata, sofre queda de cavalo e incorpora personagem da cavalgada Matilde Spina – marquesa, viúva, amor não correspondido de “Henrique IV” Frida – filha de Matilde, imagem da mãe quando jovem Carlo Di Nolli – jovem marquês, noivo de Frida Tito Belcredi – barão, amante de Matilda


Personagens Secundárias Dionisio Genoni – médico Landolfo, Arialdo, Ordulfo e Bertoldo – falsos conselheiros secretos Pajens trajados a rigor

Interpretação O autor escreveu toda a sua obra em torno do problema da mentira existencial.


Henrique IV é a fascinante história de um homem que num belo dia acha-se o próprio imperador da Alemanha, Henrique IV. A princípio, os empregados acham que ele é meio maluco e concordam com o patrão para não perderem o emprego.


Na medida em que vai passando o tempo, todas as pessoas da casa começam a achar que o patrão é mesmo Henrique IV. Quando chegam a esse ponto, ninguém tem mais ideia de quem é. Houve uma fratura da personalidade tão forte que se perdeu a capacidade de distinguir a real identidade. O ator é engolido pela fala da personagem.


É uma grande parábola do mundo moderno: os arquitetos acreditam com tal intensidade no castelo ideológico armado que a massa, em sua maioria animicamente fragilizada, acaba também acreditando – é o movimento ideológico de massas. Pessoas diabólicas e enfermas, incapazes de suportar a realidade da sua própria existência, escapam para um mundo idealizado e desempenha aquele papel com tal verossimilhança, com tal intensidade, com tal devoção que faz os outros representarem o mesmo teatro, perdendo, portanto, o contato com a realidade.


Toda vez que por ignorância, preguiça ou covardia aceitamos o engano como real, caminhamos um passo na direção da perda de consciência e ficamos mais fracos diante do enganador.


 

Notas

  • Luigi Pirandello (1867-1936) nasceu na Sicília, Itália.

  • É o autor que mais estudou a questão da identidade humana e da mentira existencial.

  • Maior dramaturgo e inovador do teatro italiano. Precursor do teatro do absurdo.

  • O drama Henrique IV foi escrito em 1922. A narrativa se desenvolve em Úmbria, no centro da Itália (Peruggia), na época em que foi escrita.

  • Outras obras importantes de Pirandello são: O Falecido Mattia Pascal (romance – 1904), Seis Personagens em Busca de Autor (drama – 1921) e Vestir os Nus (drama – 1922).

  • Henrique IV (1050-1106) foi figura marcante em seu século – rei dos Germanos, rei dos Romanos e imperador da Roma Sagrada.

  • O mesmo fenômeno acontece com certas personalidades e políticos – não conseguem mais sair da figura pública que criaram.

bottom of page